Relógio

SEJA BEM VINDO !

terça-feira, 29 de junho de 2010

Parabéns Clovis e banda pela vitória

quinta-feira, 24 de junho de 2010



Parabéns Clovis e banda pela vitória em Ferraz de Vasconcelos.
Em 2º lugar, corpo musical e baliza
Em 1º lugar, Mor.

terça-feira, 22 de junho de 2010

A fanfarra da Escola Municipal José Teixeira Rosas, no Rio Preto, participou neste final de semana, do III Encontro Interestadual de Bandas e Fanfarras na cidade de Ferraz de Vasconcelos, interior de São Paulo.

O grupo, comandado pelo maestro Clóvis William da Silva, conquistou a 2ª colocação na categoria Corpo Musical. A fanfarra, que contou com 30 componentes, também levou o troféu de 2ª colocação para a Baliza Natani Weller e o troféu de campeã para a categoria Mór com Jaqueline Iushema.

Clóvis, que rege o conjunto a mais de 8 anos fez questão de apresentar o resultado para a Secretaria de Educação Cultura e Esportes Cilene Forssell.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Projeto de leitura 3º ano Profª Márcia

Diariamente os alunos do 3º ano, levam para casa o caderno de leitura, onde podem ler em parceria com seus familiares diversos portadores textuais.
O ajudante do dia leva o caderno de leitura da sala e juntamente com um vovô (boneco), onde, deve cuidar dele em sua residência, ler o texto proposto e depois partilhar com a sala como foi a sua experiência.


Os Alunos do 3ºAno, estão no ritimo da copa do mundo e das festividades juninas.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

_ 4º ano_ Entrevista Piloto de avião.
Os alunos do 4ºano da Profª Fabrisa, fizeram uma entrevista com o piloto de avião Tales.
Todo esse interesse começou... em abril, por conta de uma das atividades do material Didático Expoente que falava desta profissão e muitos a desconheciam.
Então... a Profª Fabrisa entrou em contato com o piloto e ele prontamente se dispoz a estar respondendo as perguntas. Foi enviado as perguntas formuladas pelos alunos p/ ele... e para a nossa surpresa!!! ele veio pessoalmente respondê-las e claro... foi uma festa! Inesquecível!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010


Futebol financeiro: torne-se um craque

No clima da Copa, a PROTESTE lança game de futebol que ensina como lidar com as finanças de maneira fácil e divertida.

No clima de Copa do Mundo, a PROTESTE está lançando um game educacional sobre o mundo financeiro, baseado no futebol. É um jogo dinâmico e interativo, com questões de múltipla escolha, que testa o conhecimento de educação financeira dos jogadores de várias faixas etárias à medida que eles avançam no campo, na tentativa de chegarem ao gol.

Game testa principais conceitos financeiros

O jogo é para todas as idades e através dele toda a família pode se testar ou aprender de uma maneira divertida e eficiente sobre os principais conceitos financeiros, desde a poupança e gastos, orçamento e o uso inteligente do crédito para não estourar o orçamento.

Ao iniciar o jogo é preciso escolher um nível, de acordo com a idade: mirim para 11 a 14 anos; juvenil de 14 a 18 e profissional para quem tem mais de 18 anos. Para saber as regras do jogo há dicas antes de começar a jogar para valer.

Acesse agora e fique um craque nas finanças pessoais. Para jogar, clique aqui

http://www.proteste.org.br/default.aspx?show=146621&src=507491

terça-feira, 1 de junho de 2010

Pesquisa da UNICAMP demonstra que blogs melhoram desempenho escolar


Os blogs já se transformaram em ferramenta de otimização do aproveitamento no aprendizado escolar. Na experiência da professora Cláudia Rodrigues, que dá aulas de Redação do ensino médio, a iniciativa mostrou-se mais do que positiva. “As discussões tiveram maior alcance do ponto de vista temático e passaram a ser estendidas para além da sala de aula. Despertou nos adolescentes o desejo de escrever mais”, atesta Cláudia, que apresentou dissertação de mestrado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) com os resultados da estratégia aplicada em quatro turmas de uma escola em Minas Gerais, em 2007.

Os blogs – espaço de interação na internet que são atualizados periodicamente e obedecem a uma ordem cronológica – consistem em um fenômeno recente, mas que conquistou as mais diferentes categorias de internautas pela própria dinâmica da página. No blog, explica Cláudia, os alunos são colocados em contato com diversas fontes e opiniões e, neste aspecto, pode-se exercitar o poder de argumentação. “Trata-se de uma ferramenta motivadora para a escrita, que pode ser usada pelo professor, e que se transforma em espaço de debate para o aluno”, esclarece.

Segundo a professora, a escola ainda possui resistência em levar para sala de aula gêneros digitais que possam auxiliar o ensino. Na opinião da autora da pesquisa, muitos ainda vêem a internet apenas como um instrumento de entretenimento e não se dão conta de sua utilidade nos estudos e pesquisas. Ela alega ainda o domínio que os jovens possuem com as tecnologias da informação e que isso melhor poderia ser aproveitado no ambiente escolar.

Para Cláudia, um dos grandes entraves para a aceitação do blog como estratégia de ensino seria a linguagem própria que a internet produz. É como uma espécie de dialeto que os jovens utilizam para expressar suas opiniões. Mas “não se trata de substituir a forma de ensinar a norma culta. Ela tem seu espaço já reconhecido, assim como a linguagem informal. A minha proposta é utilizar um novo espaço para otimizar os debates ocorridos em sala de aula e despertar o interesse pela escrita”, explica.

O estudo, orientado pela professora Denise Bértoli Braga, envolveu a produção de 20 blogs. Destes, foram selecionados quatro para a análise de dados da dissertação e justificar a importância do estudo. Cláudia conta que a idéia de inserir os blogs nas aulas de produção textual partiu de uma percepção, ao longo dos anos, de que havia uma carência nos debates realizados em sala e, ainda, em decorrência disso uma limitação nas discussões. A experiência, esclarece, demonstrou que a interação aumentou o interesse pela escrita, assim como os alunos passaram a buscar por orientações dos outros professores para embasar as suas opiniões promovendo, desta forma, a interdisciplinaridade.

As discussões envolveram também família e amigos dos alunos. Pelo fato do blog ser público, não há limitações de acesso. Em decorrência disto, o aluno se preocupa mais com suas produções porque seu texto não é mais direcionado apenas à avaliação do professor – neste ambiente, passa a ser coletivo. “Os alunos dominam os fóruns, chats e msn e sabem o que é e como trabalhar com estes meios. Eles invadiram a vida de todo mundo e não há como fugir desta realidade. A escola pode, portanto, utilizar destes canais como mais uma ferramenta”, declara.

Raquel do Carmo Santos
Jornal da UNICAMP 419: 8, Dez 2008