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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

GINTEMAT - Gincana Interativa de Matemática

Diretora: Izabela Luz Leite Pestana

Ass. Pedagógica: Fabrisa Sales Cavalcante Gomes

Coordenada pelos Professores: Venceslau, Márcia, Donizeti, Drieli


Esta gincana foi idealizada com o intuito de preparar os alunos para OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática (5ª à 8ª série) que será realizada a 1ª fase na escola, no dia 17 de agosto e para Prova Brasil que acontecerá em novembro. No qual, pensou-se entre a equipe docente de prepará-los nos dias 15 e 16 de agosto numa forma de tornar este momento de aprendizado lúdico, recreativo e competitivo, criando assim a GINTEMAT – Gincana Interativa de Matemática integrando todas as séries/ alunos. Acreditamos que a realização desta gincana como estratégia de aprendizagem mostrarar-se como um excelente recurso pedagógico para a construção do conhecimento matemático.

Duração: 15 e 16 de agosto (5ª à 8ª série)

e 17 e 18 de agosto (1º ano ao 5º ano)

Público alvo: 1º ano à 8ª série.

Objetivo Geral:

Proporcionar momentos de diversão aliado ao ensino da resolução de problemas matemáticos, no qual poderão demonstrar capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de conhecimentos teóricos-matemáticos, para que assim socializem os conteúdos e demonstrem seus saberes em avaliações internas e externas durante o que vivenciarão neste ano letivo.

Objetivos específicos:

Dinamizar o ensino da Matemática, com melhor compreensão de suas idéias básicas, a precisão de seus métodos e suas aplicações práticas através do cálculo mental, da resolução de situações-problema;

Favorecer a concentração e o envolvimento mental do aluno, facilitando seu processo de aprendizagem;

Desenvolver a autoconfiança. O aluno estará mentalmente atento ao realizar as tarefas propostas, bem como policiar as jogadas do adversário e ajudar aquela que apresenta alguma dificuldade. Assim, adquirira uma confiança no seu próprio poder de raciocínio e de encontrar soluções;

Promover a interação social entre os envolvidos;

Proporcionar através da gincana a aquisição de saberes, de forma prazerosa, interessante e desafiante.


“A abstração matemática, inerente nesta disciplina se apresenta no jogo de forma ativa, permitindo compreender, analisar, sintetizar e abstrair. Jogar não é estudar nem trabalhar, mas jogando, o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que lhe rodeia. A melhor forma de conduzir a criança à atividade, a auto-expressão aos conhecimentos e à socialização é através de jogos. A aprendizagem acontece de forma interessante e prazerosa.”

Groenwald – 1998.




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